terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A História do Rocksteady - O início

Depois de ler e pesquisar diversas fontes, vai aqui, por partes, a história deste que na minha opinião é o melhor ritmo da música jamaicana: o Rocksteady. Além da clássica versão de como surgiu o estilo (já conhecido por muitos apreciadores do som da Jamaica), nesta parte histórica do rocksteady também citarei acontecimentos e fatos que formaram este peculiar ritmo.
O Rocksteady é o antecessor direto do reggae jamaicano. Por volta do meio/fim dos anos 60, enquanto o Ska ainda era muito popular na Jamaica (primeiro ritmo oficial da ilha), houve uma mudança no ritmo. O cantor Hopeton Lewis, explicou que o rocksteady surgiu principalmente por acidente e experimentação. Hopeton é o autor do primeiro som considerado rocksteady, "Take it easy" gravado em 66. Ele encontrava dificuldade para manter o ritmo e encaixar sua letra com o movimento rápido do Ska, como Lewis conta a história: "A canção foi escrita ao ritmo popular da época, Ska. Mas eu não conseguia acompanhar o ritmo Ska". Sendo assim, juntamente com o baixista Jackie Jackson, o pianista Gladstone "Gladdy" Anderson, bem como um dos principais pioneiros da música rocksteady, o guitarrista Lyn Taitt, nasceu "Take it Easy" e o novo estilo musical. Gladdy retardou o ritmo, tocando ele a meia velocidade, e quando isso foi feito, disse "This boy here is a Rocksteady". A palavra ficou. E definia bem o estilo. "Rock Steady", batida firme, explicava exatamente o novo ritmo. E o som "Take it Easy" era cantado em toda Jamaica, gravado pela Federals Records[Island Records] (vendeu 10.000 cópias em um único fim de semana). Foi seguida de "Rocka Shacka," "Sounds and Pressure", "Cool Cool Collie", "This Music got Soul", os grandes hits de Lewis.

Essa é uma versão da história do começo do ritmo rocksteady, e talvez bem mais provável do que outras existentes... como a de o rocksteady ter sido atribuído a um verão extremamente quente, o que obrigou todos os dançarinos a se moverem mais lentamente - ao rock, ao invés de mover descontroladamente - e isso refletiu as novas faces aparecendo. Também foi dito que o som veio da insatisfação dos músicos com a batida do ska, e a busca de algo novo. Ou então, por causa dos rudeboys nas soundsystems. Seja qual for a verdadeira razão, era decididamente diferente do ska.
Há também a versão de que o primeiro som teria sido "Get Ready to Rocksteady" (ou só "Rock Steady" como costuma aparecer o nome) do mestre Alton Ellis. De qualquer forma, ambos sons são importantíssimos para o rocksteady, e talvez o principal marco desta transição musical do ska para o rocksteady, tenha sido que dos riffs de guitarras contínuos/cativantes e abundância de metais, passaram para as linhas arrojadas do baixo de rocksteady, onde o que falava mais alto era a cozinha: baixo e bateria bem marcada, diminuindo o tamanho das orquestras. Um dos caras extremamente responsáveis por orquestrar tudo isso foi o guitarrista Lynn Taitt. Embora não muito mencionado, ele foi um dos grandes heróis desconhecidos da música jamaicana e ironicamente era de Trinidad and Tobago, e não da própria Jamaica.

O vocal foi extremamente valorizado nesse período. This Music Got Soul, como diria Hopeton Lewis, e realmente, o rocksteady foi o período jamaicano cantado absolutamente com a alma, e tem a preferência de muitos amantes da música. The Gaylads, The Paragons, The Techniques e então The Uniques, só para citar alguns grupos que marcaram. Vocais solos como Ken Boothe, Delroy Wilson, Roy Shirley, Alton Ellis eram os "fazedores de hits" do rocksteady, bem como o Hopeton. Isso foi só o comecinho...da curta vida do rocksteady, que durou apenas de 66 até no máximo o ínicio de 69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário